sexta-feira, 14 de maio de 2010

"A dança da natureza"(A dança dos pássaros)

Pássaro que dança como Michael Jackson.
  





O passo do Moonwalk


De colorido exótico este pássaro pode ser encontrado em 25 variedades no Brasil.
Habitando desde o México até o norte da Argentina e, principalmente, as regiões em que não sofreram depredação do homem, o Tangará é um pássaro típico das matas virgens e tropicais. Por isso, ele não poderia deixar de estar muito bem representado nas florestas do Brasil, onde pode ser encontrado de Roraima ao norte do Rio Grande do Sul.
De colorido berrante, os machos, dependendo da espécie, têm plumagem em cores vermelhas, brancas, azuis e verdes, embora a tonalidade básica para todos seja preta. As fêmeas, mais discretas, são logo reconhecidas pela colaboração verde-oliva que, parecida com a da mata, lhes dá aspecto delicado e singelo. No entanto, quando jovens, todos os exemplares de Tangará são verdes, podendo por isso mesmo ser tomados como fêmeas o que só evitando a partir de 1 ano de idade, quando cada um começa a apresentar a cor respectiva de seu sexo.
O Brasil conta, hoje, com 25 espécies de Tangará, sendo que as da região sul são um pouco maiores que as do norte. Fato que é explicado através da seleção natural, pois é comum que pássaros de regiões frias desenvolvam-se mais que os das regiões quentes.
Entre as espécies mais populares do sul do país, temos, além do Tangará Dançarino, o Cristudo (Anthilofia galeata). De coloração predominantemente preta aveludada, ele é esguido, sendo muitas vezes considerado como o mais elegante, dos Tangarás. Acima do nariz, este pássaro traz uma crista em forma de ponta que movimentando-se constantemente, lhe dá um "ar" pitoresco e ativo. É cantando alto e sonoramente que, com muita autoridade, demarca seu território.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTARIO É IMPORTANTE.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails